segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Viver em sintonia



É impressionante a quantidade de dúvidas que pairam na mente de muitos cristãos acerca de seu modo ou padrão de conduta. Ficam as perguntas do que se pode e do que não se pode.

O sermão do monte apresenta o padrão do Reino de Deus de uma forma muito prática e radical. Jesus aqui nos apresenta princípios. Princípios simplesmente se obedece, não se questiona ou argumenta.

No capítulo 6 de Mateus, Jesus nos ensina que não podemos viver hipocritamente, ou seja, a vida particular e pública do cristão precisam refletir a mesma realidade e vivência deste Reino. Na primeira metade do capítulo (1-18) Jesus descreve a vida particular, ensinando sobre a doação, oração e jejum, coisas que devemos fazer e praticar no silêncio, fora dos holofotes, sem o conhecimento de outras pessoas e para edificação pessoal. Na segunda metade (19-34), vemos a vida pública do cristão. Suas ações e formas de lidar com o dinheiro, propriedades, alimentos, bebidas, roupas e ambição. As nossas atitudes e reações com estes elementos exteriores revelam a riqueza ou pobreza de nossas atitudes interiores.

Jesus nos ensina que não há como dissociarmos nossa vida interior da exterior. Uma reflete na outra. Há um perigo enorme na tentativa de dividir as nossas vidas entre religiosa e secular. Essa tentativa resulta em fracasso, pois há um mascaramento, uma tentativa de manter algumas ações ocultas diante de outras pessoas, e que provavelmente um dia serão reveladas em situações das mais inusitadas, e que certamente não podem ser escondidas do Pai, que tudo sabe e tudo vê.

O mesmo Pai celeste que vê em secreto (as nossas disciplinas espirituais interiores - vs. 4, 6 e 18), é o mesmo que sabe que necessitamos de alimento, bebida e roupa (v. 32).

E no fim de todos estes ensinamentos está a nossa confiança que temos nEle. A certeza de que Ele é provedor, cuidador e nos ama intensamente. Qualquer atitude fora desta realidade resulta em preocupação, ansiedade e destruição deste relacionamento de profunda confiança, que somos convidados a viver nEle.

Quero convidar você a sintonizar sua vida interior e exterior na mesma frequência. A ser quem você é de fato dentro de casa e fora dela. Uma só cara, sem máscaras. Quero convidar você também a depositar sua confiança plenamente em Deus, livrando-se de todos os medos, preocupações e ansiedades, experimentando a vida em abundância que Jesus te oferece hoje.

Deus nos abençoe.

Um comentário: